1- Saber quais são as diferenças entre usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares. 2- Apresentar um trabalho sobre a forma de energia escolhida entre a energia solar, a energia térmica, a energia eólica, a energia hidráulica e a energia nuclear. 3- Apresentar o esquema de funcionamento de uma usina hidroelétrica. 4- Selecionar e analisar dois artigos de jornal ou revista sobre dois tipos diferentes de energia. 5- Apresentar a sua Seção um estudo sobre as vantagens e desvantagens para o Brasil dos tipos de energia citados no item 2. 6- Formular um projeto para economizar energia em sua casa e apresentá-lo a sua Seção. 7- Entender e explicar as razões para a utilização do horário de verão. 8- Desenvolver um projeto de captação e utilização da energia eólica ou solar ou hidráulica, construindo um protótipo e explicando seu funcionamento. 9- Desenvolver um trabalho com a comunidade (pode ser o Próprio Grupo Escoteiro ou a sua turma da escola) de conscientização sobre um dos seguintes temas: - A necessidade de se conservar energia; - Os impactos ambientais da utilização das diversas formas de energia; - O custo social da utilização da energia.
|