BUSCA:  
 

 

 

 

 DIA DO ESCOTEIRO

O texto a seguir foi retirado de ata do Congresso Brasileiro do dia 23 de Abril do ano de 2000
 
  O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a 23 deste mês de abril comemorou-se, em todos os Continentes, o Dia Mundial do Escoteiro, movimento instituído pelo educador inglês Robert Baden Powell, na Inglaterra, em 1907 e, no Brasil, três anos depois.
  Trata-se, como sabemos, de uma instituição de grande prestígio no mundo inteiro, abrigando jovens em ambiente de camaradagem onde aprendem, além das manipulações de pequenas tarefas que lhes serão de grande utilidade na fase adulta, os conceitos de honra, de dignidade e de colaboração com o próximo.
  Na atual fase vivida pelo mundo e pelo Brasil – na qual os poderes públicos parece não disporem de condições para combater a violência e a irradiação das drogas -, é de surpreender que os governos ainda não tenham adotado o estímulo ao escotismo como um dos mais eficazes instrumentos a habilitarem os jovens para os caminhos mais adequados à sua formação.
  A missão do Movimento Escoteiro é a de contribuir para o desenvolvimento dos valores dos jovens através de atividades atraentes, progressivas e variadas, realizadas geralmente ao ar livre e em clima de alegre camaradagem em grupos da mesma faixa etária. É aí que se incutem nos jovens, como um prolongamento do que aprendem nos seus lares, os sentimentos da verdade, lealdade, cortesia, patriotismo, ecologia e tantos outros benfazejos à vida social. E assim vão os educadores no escotismo ajudando os jovens a se tornarem cidadãos respeitáveis e úteis a suas comunidades.
  O Papa João Paulo II, Sr. Presidente, já participou ativamente do Movimento Escoteiro, do mesmo modo que o Rei Carlos Gustavo, da Suécia, o saudoso Presidente John Kennedy, o astronauta Neil Armstrong, o ex – Primeiro Ministro britânico John Major, o oceanógrafo francês Jacques Cousteau e o cantor Paul Mc Cartney, entre tantos outros nomes ilustres do cenário internacional.
  No Brasil, o Maranhão, em 1917, tornou-se um dos vanguardistas na instituição e manutenção do escotismo. O Ministro Sarney Filho e a Governadora Roseana (ela como bandeirante), na sua juventude, integraram em São Luís o Grupo Escoteiro 18tão, que tem crescido e colhido importantes frutos do formidável trabalho que vem realizando. Também minha mulher, Nice, faz parte desse movimento, em outro Estado. Esse Grupo diversificou suas atividades na área social e comunitária. Mantém em sua sede uma marcenaria escola e um ambulatório médico com consultas gratuitas à população. É ainda da iniciativa do Grupo 18tão a Academia Escoteira de Letras, a Academia Escoteira de Belas Artes, o Jornal e a Banda de Música 18tão, atividades que refletem o entusiasmo dos jovens e adultos envolvidos no Movimento Escoteiro do Maranhão.
  É com grande prazer, portanto, que eu levo aos escoteiros, através do Grupo Escoteiro 18tão e da União dos Escoteiros do Brasil, a minha calorosa saudação pelo seu Dia Mundial, não antes de registrar, como Senador da República, os seguintes apelos:
  1 – aos dirigentes e responsáveis pelo escotismo em nosso país, que se renovem nos seus constantes esforços para ampliar o número de jovens que possam ter o privilégio de participar desse Movimento de tão grande interesse para o Brasil;
  2 – aos governantes de todos os níveis, que busquem condições para facilitar, estimular e fazer crescer o escotismo brasileiro, certos de que estarão contribuindo decisivamente para reduzir o mau encaminhamento dos tantos jovens que precisam da ajuda que não lhes tem sido dada.
 
 Era o que eu tinha a dizer.
 
 Obrigado.


VOLTAR