BUSCA:  
 

 

 

 

 INSÍGNIA DA MADEIRA

O primeiro curso de Chefes – Origem da Insígnia da Madeira
 
 Os primeiros cursos experimentais para a formação de Chefes e Dirigentes Escoteiros iniciaram-se logo em 1910, mas se tratavam apenas de “experiências”. Assim, a grande maioria dos adultos que praticavam o Escotismo colaborando com as recém formadas Patrulhas e Tropas de meninos não possuíam treinamento algum, o que dificultava o aproveitamento integral do Programa Escoteiro.
 
 Baden Powell conhecia este problema e pensava em aplicar um programa de treinamento de chefes semelhante àquele que obtivera sucesso com os garotos, na Ilha de Brownsea e para isso necessitava de um local fixo onde pudessem haver atividades práticas ao ar livre.
 
 Esse lugar é Gilwell Park adquirido pelo amigo W. de Bois MacLaren em 1919 e chamado assim em homenagem a Lord Baden Powell of Gilwell.
 
 O primeiro curso de Chefes em Gilwell aconteceu no mesmo ano de 1919, entre 8 e 19 de setembro. Ao final do curso Baden Powell queria dar uma lembrança aos Escotistas ali presentes, algo que tivesse um significado maior do que um mero certificado e representasse o compromisso com os ideais Escoteiros.
 
 Trajava naquele momento um grande colar de contas de madeira que ganhara no seu tempo de Exército de Dinizulu, rei de uma tribo africana. Deu então para cada chefe uma das contas do colar, iniciando assim uma Tradição Escoteira que vive até hoje.
 
 Toda vez que um Chefe completa o Curso Avançado recebe um colar com duas contas, réplicas daquelas entregues aos formados no primeiro curso, este colar é a chamada Insígnia da Madeira.
 
 O misticismo do Colar
 
 Quando dado de presente a Baden Powell durante sua permanência na África austral, o Rei Zulu desejava reconhecer a superioridade guerreira de B-P e agradece-lo pelo tratamento digno dado ao seu povo.
 
 O colar original era constituído de contas esculpidas de uma madeira africana macia de cor amarela, deixando quando trabalhada, um pequeno entalhe natural em cada extremidade. A madeira era passada ao fogo, o que representava, na sua origem, a lenha acesa no primeiro fogo dos antepassados, o “Fogo Sagrado”, que representava a fidelidade a um ideal.
 
 Atualmente o colar original de aproximadamente 7 metros e com mais de 2000 contas, está guardado no Museu “Baden Powell House”, em Londres.
 
 A Insígnia da Madeira e suas variações
 
 A Insígnia da Madeira é composta por uma correia de couro de extremidades unidas por um nó de aselha e duas contas, replicas do colar zulu original, uma em cada ponta. Essa Insígnia é usada pelos Escotistas que concluíram o Curso Avançado.
 
 Um colar de três contas é usado pelos Diretores de Curso Básico e de quatro contas pelos Diretores de Curso Avançado. Seis contas são apenas usadas pelo Diretor do Gilwell Park.


VOLTAR