BUSCA:  
 

 

 

 

 FUNDANDO UM GRUPO ESCOTEIRO

Cinco passos para fundar um Grupo Escoteiro.

A fundação de um novo Grupo Escoteiro deve ter o apoio da Região Escoteira ou de um outro Grupo Escoteiro já organizado. Nenhum passo pode ser dado para reunir crianças e jovens a fim de praticar o Escotismo sem prévia autorização provisória (válida por 4 meses), concedida pelas autoridades escoteiras em favor da entidade (igreja, escola, clube, fábrica, etc) da pessoa ou do conjunto de pessoas interessadas na criação de um Grupo Escoteiro. Se o Grupo Escoteiro for patrocinado, será necessária a assinatura de convênio com a instituição patrocinadora e a União dos Escoteiros do Brasil.

1. Reunião com os interessados.

Essa reunião deve ser com poucas pessoas (5 a 10 participantes) em um local tranquilo como a sua casa ou pedir emprestada uma sala na escola ou no clube. Nessa reunião deve ser apresentado o Escotismo, seu propósito, princípios, o Método Escoteiro, sua organização, etc. Apresente também os passos necessários para a formação do Grupo Escoteiro, verificando quem está realmente disposto a participar.

Por fim, deve ser marcada uma data para que seja realizada uma palestra para a sua comunidade. Esta data deve ser comunicada ao Escritório Regional para que seja enviado um representante para proferir a palestra.

2. Preparando e realizando a palestra.

Os convites para a palestra devem ser feitos, se possível, por escrito, comunicando todas as pessoas interessadas. Devem ser convidadas também as autoridades do município e da comunidade, que poderão contribuir com o Grupo Escoteiro.

Lembre-se de enviar os convites apenas após a confirmação do representante do Escotismo. Providencie um local adequado para a palestra, com acomodações suficientes para todos os convidados.

Confirme com os convidados a realização da palestra através de telefonemas ou contatos pessoais. Divulgue a sua realização através da imprensa local.

Ao final da palestra confirme a idéia da formação de um Grupo Escoteiro, enumerando para tanto as exigências que se fazem necessárias, tanto no aspecto legal como no que diz respeito aos recursos humanos e materiais. Apresente a idéia de formar uma diretoria de grupo e já reunir alguns escotistas. Provavelmente você e seus companheiros já relacionaram alguns nomes com antecedência. Apresente-os e peça apoio para a indicação. Caso não seja possível decidir nessa ocasião a composição da diretoria do Grupo, marque imediatamente uma próxima reunião convidando todos os interessados, com o único propósito de formar este órgão de direção, sem o qual não será possível prosseguir.

3. Solicitando a autorização provisória.

Depois de composta a diretoria, a qual terá um mandato de dois anos iniciando a partir da data de fundação do Grupo, esta deverá agora legalizar o novo Grupo Escoteiro, solicitando a autorização provisória para funcionamento. Para isso, devem preencher o formulário com todos os dados e enviá-lo ao Escritório Regional da União dos Escoteiros do Brasil.

Devem informar também qual o nome escolhido para o Grupo Escoteiro, qual a cor do lenço e qual ramo ou ramos que vão iniciar o trabalho do Grupo.

Tomada a decisão, deve-se trabalhar no sentido de reunir os escotistas necessários para o trabalho de chefia das seções.

4. Reunir os escotistas e membros juvenis.

Escotista é o termo utilizado para denominar todos aqueles que atuam com os jovens, como chefes escoteiros. Para que alguém seja nomeado como escotista faz-se necessário o cumprimento de alguns requisitos estabelecidos pela Diretoria Nacional e pela Diretoria Regional da União dos Escoteiros do Brasil. A diretoria do Grupo deverá indicar as pessoas que atuarão como chefes.

Obtida a autorização provisória, finalmente estarão aptos a reunir os membros juvenis para iniciar o trabalho da seção. Será ótimo se os chefes já tenham participado de pelo menos um curso preliminar, oferecido regularmente pela Região Escoteira.

Deve-se estar conscientes de que o início é mais difícil, e portanto é melhor reunir poucos jovens (aproximadamente 8) dentro das seguintes possibilidades, considerando-se as idades das crianças da comunidade:

Lobinho(a): 8 meninos e/ou meninas divididos em duas matilhas de 4 cada.

Escoteiro(a): 8 meninos ou meninas reunidos em duas patrulhas de 4 cada, em seções separadas por sexo.

Sênior ou Guia: 8 jovens divididos em duas patrulhas de 4 cada, em seções separadas por sexo.

Destes jovens que iniciarão a vida da seção sairão mais tarde os futuros líderes das seções do Grupo Escoteiro.

Os jovens quando entram são chamados de aspirantes, que tem o prazo aproximado de dois meses para cumprir as etapas iniciais e realizar sua promessa. No momento em que são admitidos no Grupo Escoteiro devem preencher o seu pedido de registro individual na União dos Escoteiros do Brasil, para que possam receber sua carteirinha de membro. Nesta mesma ocasião deve ser preenchido o pedido de registro de nível e encaminhado à UEB - Escritório Nacional, acompanhado dos primeiros pedidos de registro individual e do valor devido. Quando o registro for processado, a Direção Nacional enviará ao Grupo um certificado de reconhecimento e um certificado de registro para o ano em curso, as carteiras para todos os membros registrados, bem como o recibo de pagamento.

Com o reconhecimento, o Grupo Escoteiro goza de todos os direitos como membro da União dos Escoteiros do Brasil, inclusive registro em órgãos oficiais, reconhecimento de utilidade pública, etc.

5. As primeiras Promessas.

Os primeiros jovens do Grupo, tendo completado a etapa inicial de adestramento, estão prontos a prestarem a Promessa.

Marcada a data para essa solenidade deve ser comunicado o Escritório Regional ou Setorial.

Normalmente a cerimônia da promessa é coisa íntima da "família" constituída pelo Grupo Escoteiro, porém como esta é uma solenidade especial é interessante autoridades e amigos se fazerem presentes.

Com estes 5 passos o Grupo Escoteiro está fundado, e em plenas condições de funcionar. Resta agora expandir o Grupo completando as seções a fim de que mais crianças e jovens possam benificiarem-se do Escotismo.

Veja os endereços das Regiões Escoteiras na Área de Informações

Para maiores informações, entre em contato conosco ou diretamente com a UEB.

Fonte: U.E.B


VOLTAR