BUSCA:  
 

 

 

 

 CURIOSIDADE > OBJETOS

A árvore de Natal

A tradição da árvore de Natal surgiu na Alemanha, no século XVI. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século XIX, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
Fonte: Terra




Garfos só chegaram na Europa no século XI

Apesar de serem objetos muito antigos, os garfos só chegaram no mundo ocidental durante o século XI, na Itália. Antes deles, as refeições eram feitas com colheres de pau, facas, ou com as próprias mãos. Criados pelos gregos, e adotados no século VII no Império Bizantino, os talheres trazidos à Europa demoraram para fazer sucesso. No início, eram usados apenas pela nobreza italiana, sendo que, apenas no século XVI foram popularizados. O restante da Europa demorou mais ainda para usar os garfos, que eram vistos como objetos desnecessários, de uso afetado. Na Inglaterra, até o início do século XVII, eram cosiderados utensílios efeminados.
Fonte: Terra




O "olho-de-boi" foi o primeiro selo brasileiro

O Brasil foi o segundo país do mundo a emitir selos. Em 1843, por determinação de Pedro II, começou a circular o "olho-de-boi", que não trazia a efígie do imperador para que ninguém ousasse carimbar sua augusta face. Também foi excluído o nome do país, porque a palavra Brasil era sagrada e só podia figurar em objetos veneráveis.
Fonte: Terra




Pipa já foi arma de guerra

As pipas, ou papagaios, foram criadas na China há cerca de 2.500 anos. Nesse tempo, ela não era coisa de criança, mas arma de guerra. Os chineses a usavam militarmente para transmitir sinais diversos com suas cores, desenhos e movimentos no ar. De lá, as pipas viajaram para o Japão, a Índia, e então para a Europa, de onde ganharam os céus do Ocidente.
Fonte: Terra




Por que moisés?

O cestinho para carregar bebês é chamado de moisés porque para salvar seu filho da morte, no Egito Antigo, a mãe de Moisés colocou o bebê dentro de um cestinho para soltá-lo nas águas do Rio Nilo. Mais tarde a criança foi encontrada por uma princesa e cresceu dentro do palácio real.
Fonte: Terra




Por que o sabonete limpa?

O sabão (ou sabonete) é feito com alguns ingredientes solúveis em água e outros em óleo. A parte solúvel em óleo age primeiro, desprendendo a sujeira da pele (que é oleosa), assim os detritos ficam soltos, prontos para que a outra parte do sabão suspenda-os, a fim de que a água carregue-os embora. A espuma que se forma é resultado da ação da água, ar e do corpo, e surge através da fricção. A pouca espuma de alguns sabonetes pode ser ocasionada pelo alto nível de mineral na água ou por serem guardados em local onde não são molhados freqüentemente, dentre outras razões.
Fonte: Terra




 Clique aqui enviar sua curiosidade.