BUSCA:  
 

 

 

 

       Operação Praia Segura tem bons resultados

Matéria enviada por:  Young
Enviado em: 11/02/2003

Com técnicas de salvamento especializadas e inovadoras, campanhas educacionais e parcerias, o grupo do Corpo de Bombeiros que realiza a Operação Praia Segura no litoral, já conseguiu obter bons resultados neste verão. No período de 14 de dezembro de 2001 a 28 de janeiro deste ano, foram evitados 914 afogamentos. Só em Bertioga, 31 vidas foram salvas. O número de óbitos registrados no mesmo período foi de 36 em todo o Litoral e apenas dois em Bertioga. Entre 2001 e o ano passado, 64 óbitos foram registrados em praias paulistas.O trabalho está sendo realizado por 700 bombeiros e 500 guarda-vidas, treinados pela Polícia Militar. Eles zelam pela vida dos cerca de 15 milhões de turistas e freqüentadores das 283 praias, espalhadas por 392 quilômetros do litoral.

Com jet skys, botes infláveis, pranchas, navios, lanchas caiaques e helicópteros, os bombeiros também contam com a ajuda de surfistas e escoteiros. Como são geralmente os primeiros a observarem uma pessoa prestes a se afogar, os surfistas foram treinados pela equipe Salvamar Paulista, e aprenderam técnicas de reanimação cárdio-pulmonar e formas adequadas de socorro e transporte da vítima. Já os escoteiros colaboram no atendimento às crianças perdidas, que nessa época do ano, chega a mais de mil. Para evitar o sumiço da garotada, o Corpo de Bombeiros ainda providenciou a distribuição de 500 mil pulseiras de identificação. Novas modalidades para salvamentosA Operação Praia Segura também conta com o Pronto-Socorro Psicológico, onde as vítimas de afogamento e seus familiares são atendidos. Através de campanhas educativas, a prevenção de acidentes no mar é feita por bombeiros artistas, que encenam peças de teatro educativas em escolas, hospitais e instituições, além da distribuição de folhetos informativos.

Uma das novidades no trabalho dos bombeiros deste verão é a canoa havaiana. A embarcação de 14 metros, sem motorização, atinge a velocidade de até 17 km/hora para se chegar à vítima no mar. Em 2002, os bombeiros foram premiados com medalha de ouro nessa modalidade de salvamento nos 7º Jogos Mundiais de Bombeiros, realizado na Nova Zelândia. O Fly-Boat (asa delta com bote inflável) também faz parte das novidades utilizadas pelos bombeiros este ano.

A Operação Verão 2003 do Corpo de Bombeiros prossegue até o dia 9 de março. (LB)

Fonte: Costa Norte


VOLTAR