Matéria enviada por:
Adalto
Enviado em: 15/07/2003
Situada perto de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é uma ótima pedida para quem gosta de turismo ecológico, ou quer começar a dedicar algum tempo a este tipo de atividade mas ainda não tem experiência.
Em um passeio de 50 minutos de automóvel e mais duas a três horas de caminhada é possível sair da agitação de uma grande metrópole para conhecer algumas das muitas cachoeiras existentes no local e sua vegetação, protegida por um Parque Nacional. É um programa perfeito para sair da rotina em um fim de semana.
A porta de entrada para a Serra do Cipó fica em Santana do Riacho, a 90 quilômetros de Belo Horizonte e, por este motivo, oferece ao turista duas opções: usufruir do conforto da metrópole em hospedagem nos hotéis da capital mineira, como o luxuoso Ouro Minas Palace Hotel (31-3429- 4001), ou ainda de um total isolamento e da tranqüilidade das inúmeras pousadas e hotéis da região, entre eles o Hotel Cipó Veraneio (31-3718-7000). Para quem ainda não está acostumado a viagens de ecoturismo, a dica é recorrer aos vários serviços de guias disponíveis na região. Uma dica é o Brasil Aventura Expedições (31-3284- 9828).
A Serra do Cipó foi descoberta pelos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas. Tanto que ainda existem vestígios das estradas de pedra construídas nos tempos das bandeiras. A região também é bastante procurada por pessoas místicas e rica em cursos de água - o principal deles, o Rio Cipó, é um afluente do Rio das Velhas. Nos caminhos para as cachoeiras, não é raro encontrar algumas minas com água potável.
Para o passeio, o ideal é usar roupas confortáveis e adequadas à prática de esportes, roupa de banho e um cantil. Quanto aos tênis, dê preferência àqueles cujo solado evita derrapagens - existem alguns especiais para o montanhismo. Esse cuidado pode facilitar bastante no momento de aproximação das cachoeiras, onde o terreno é pedregoso e há risco de escorregões.
Observados esses detalhes, a Serra do Cipó é promessa de um passeio agradável, com belas paisagens. Nesta época do ano, é possível ver a migração de algumas espécies de aves, como a águia chilena, que rumam para o norte em busca de calor e proporcionam belos espetáculos. O local é especialmente indicado para quem gosta de cachoeiras, seja para nadar nas piscinas naturais ou fazer um canyoning, caso já tenha boa experiência no esporte. Afinal, as quedas-d´água são íngremes e requerem perícia. Também é possível fazer uma visita mais demorada dentro dos domínios do Parque Nacional.
|