BUSCA:  
 

 

 

 

       Penedo- charme, frio, aventura e boa mesa

Matéria enviada por:  Campismo
Enviado em: 23/07/2003

Quem vê a indicação de Penedo nos principais roteiros turísticos pela primeira vez não imagina que o lugar é apenas um distrito do município de Itatiaia, no Rio de Janeiro.

Fundada por finlandeses em 1929 e com pouco mais de 5 mil habitantes - no total, Itatiaia tem cerca de 30 mil moradores - a vila de Penedo tem no turismo sua principal atividade econômica. O frio característico da região serrana é apenas uma das razões para visitá-la. Há inúmeras atrações para todos, desde aqueles que viajam em família aos turistas mais aventureiros.

Um dos pontos fortes da estrutura turística de Penedo é a acomodação, desde pousadas e campings a hotéis. Segundo o secretário de Turismo de Itatiaia, Lauro Magalhães Castro, a cidade oferece 5,5 mil leitos, a maior parte deles na colônia finlandesa.

Situada na base do maciço de Itatiaia, Penedo é cortada pelo Rio das Pedras, que nasce no Pico das Agulhas Negras - um dos mais altos do País, com 2.787 metros - e deságua no Rio Paraíba do Sul. Protegidas pela Mata Atlântica, as cachoeiras estão na parte da vila conhecida como Alto Penedo e pode-se chegar a elas por trilhas. A Cachoeira de Deus está a 4 kilômetros do centro e sua queda forma uma bela piscina natural. Descendo o rio, há ainda a Cachoeira da Bacia e as Três Cachoeiras, mais próximas da região dos hotéis.

Quem não se arrisca a encarar a água gelada das cachoeiras encontra no clima ameno um estímulo para passeios e caminhadas. Um dos locais mais procurados é o Pico do Penedinho, um mirante que oferece uma vista panorâmica da região. Localizado a 600 metros de altitude, dele é possível enxergar praticamente toda a vila de Penedo, parte do município de Resende e a base do maciço de Itatiaia. A trilha da Pedra Verde, que fica numa encosta de frente para a colônia, tem cerca de 300 metros de altitude e pode ser percorrida numa caminhada que dura menos de meia hora.

A gastronomia é outro ponto forte em Penedo, que realiza anualmente um festival durante o inverno. A culinária finlandesa, que lembra a alemã, é encontrada no restaurante Koskenkorva. "Além de pratos à base de carne de porco, embutidos, batata e repolho, o peixe também é bastante utilizado", conta Martti Vartia, proprietário do restaurante. Peixe na região é sinônimo de truta. O clima, mais uma vez, é o responsável por isso. "A temperatura da água deve estar abaixo dos 12 graus para essa espécie se desenvolver bem", diz Miguel Montes, dono do restaurante Truta Viva, que também serve pratos com trutas pescadas pelo próprio cliente.

Para completar o cardápio, vale a pena saborear os famosos chocolates artesanais de Penedo, além de geléias, compotas e licores caseiros. Para quem preferir uma atmosfera mais intimista ou romântica, a sugestão é se esquentar com fondue e um bom vinho.


VOLTAR