Matéria enviada por:
Campismo
Enviado em: 27/08/2003
O tradicional rafting, realizado há 11 anos pela operadora Canoar Rafting & Expedições em Juquitiba, a 70 quilometros de São Paulo, tem saídas diárias, além de descidas em noites de lua cheia.
"A idade mínima para participar da aventura é de 8 anos e a lotação do bote é de seis pessoas", diz o guia Helder Cardoso. O motivo para anos de sucesso:as imprevisíveis quedas que dão frio na barriga e o clima de solidariedade entre os integrantes do bote.
Outro passeio imperdível em Juquitiba é a cavalgada noturna, de 18 quilômetros. Tem saídas todos os sábados, na Hípica Fleming, e pode durar até quatro horas. "Os cavalos à noite enxergam 50% a mais que os seres humanos", diz Francisco Borba, o Kiko, dono da hípica.
A cavalgada parte dos fundos da hípica e segue em uma estrada de terra. O comboio de até 20 cavalos é acompanhado por guias. Em alguns trechos não se enxerga um palmo à frente. A sugestão é relaxar, pois os cavalos sabem o caminho. Nos dias de lua cheia, enxerga-se a trilha repleta de pinheiros. Na volta à hípica, é hora de curtir um churrasco à beira da fogueira com modas de viola e "causos" narrados em prosa e verso.
|