BUSCA:  
 

 

 

 

       Limeira desenvolve ações para estimular turismo e cultura

Matéria enviada por:  Campismo
Enviado em: 15/09/2003

Há um mês, representantes da Secretaria da Cultura, Turismo e Eventos estiveram em São Paulo buscando novidades para a cidade

Desenvolver ações que estimulem o turismo e a cultura de Limeira. Foi com esse objetivo que representantes da Secretaria da Cultura, Turismo e Eventos estiveram, no último mês, em São Paulo.

As visitas, encabeçadas pelo diretor da Pasta, José Eduardo Heflinger Júnior, a pedido do secretário da Cultura, Turismo e Eventos, Domingos Furgione Filho, ocorreram na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e na Secretaria de Estado da Cultura.

Uma das principais ações deverá ser a abertura de uma microrregião turística, formando-se um circuito entre Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Cordeirópolis, Santa Bárbara D´Oeste, Iracemápolis e Santa Gertrudes. Segundo Heflinger Júnior, fechando esta microrregião, será possível realizar investimentos técnicos e preparar sinalizações turísticas, contando até mesmo com a ajuda das concessionárias Intervias e AutoBAn para a divulgação.

“Teremos que ver os produtos que serão oferecidos. Em Limeira, por exemplo, temos laranja, jóias folheadas, fazendas históricas e turismo étnico, como no Bairro dos Pires e do Pinhal”, explica. A primeira reunião para discutir este assunto foi realizada nos dias 7 e 8, com a assessora técnica da Coordenadoria de Turismo, Maria da Glória Granzier Lima, e com a diretora técnica da Divisão de Pesquisa e Planejamento da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Lamara Amiranda.

Para desenvolver o ecoturismo, Limeira conta com as commodities ambientais, que estão em fase de projetos. Grupos formados por representantes do Movimento dos Sem-Casa, do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e da Ong Preservação, por exemplo, estão com trabalhos envolvendo pessoas excluídas na cidade. “O fórum de debates deverá ser aberto o mais breve possível e a comunidade estará presente para aprovar o que é prioritário. Aí então começa a captação de recursos”, conta Heflinger Júnior. De acordo com ele, o Banco de Boston já demonstrou interesse em projetos da cidade, principalmente do ponto de vista histórico pelo fato de Limeira ser considerada o Berço da Imigração Européia de Cunho Particular.

A Secretaria da Cultura, Turismo e Eventos também fechou, durante a visita a São Paulo, a realização de duas oficinas culturais voltadas para o carnaval e conseguiu duas vagas para um curso técnico de iluminação teatral. Segundo o diretor da Pasta, José Eduardo Heflinger Júnior, as oficinas são gratuitas.

Nela, os alunos poderão aprender técnicas de bateria de escola de samba e a confeccionar adereços, também visando auxiliar a Escola de Samba Lobo de Prata, de Limeira. As aulas deverão ter início após a Secretaria de Estado da Cultura receber a documentação dos professores.

Murilo Biagioli/Gazeta de Limeira - 9/9/2003


VOLTAR