BUSCA:  
 

 

 

 

       Certificação do ecotutismo será tema da Adventure Fair

Matéria enviada por:  Campismo
Enviado em: 29/10/2003

Além de reunir fabricantes de equipamentos para a prática de esportes, operadoras de ecoturismo, governos estaduais e municipais que divulgam seus destinos de aventura e montadoras de veículos, entre outros, a Adventure Fair 2003, que será realizada entre os dias 12 e 16 de novembro, também servirá de palco para discussões sobre a certificação do turismo promovidas pelo Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável.

A entidade escolheu a feira para abrigar a sua assembléia anual e para contribuir com palestras sobre o tema para o trade de turismo e para público em geral, no Eldorado Adventure Congress.

Criado em 2001, antes da Conferência Mundial de Ecoturismo, em Quebec, no Canadá, o CBTS tem como objetivo planejar e implementar uma estratégia de certificação para toda a cadeia de turismo sustentável no Brasil, desde roteiros de ecoturismo e esportes de aventura até componentes do turismo convencional.

No início de outubro, a Organização Mundial de Turismo organizou um encontro na Bahia para iniciar a discussão sobre a certificação no Brasil, que terá continuidade na assembléia do CBTS na Adventure Fair. Para a assembléia anual do CBTS, que será realizada na manhã do dia 15 de novembro, são esperadas mais de 300 pessoas que, além de participar das discussões sobre os princípios e critérios do turismo sustentável, poderão compor as câmaras social, ambiental e econômica do Conselho.

A certificação das atividades ligadas aos ecoturismo é muito importante, pois cada vez mais cidades encontram no turismo de aventura uma saída econômica para seu desenvolvimento. Nesta quinta edição, a Adventure Fair reunirá 86 cidades de nove estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará e Maranhão), que querem apresentar seus destinos na maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisfério Sul.

Paralelamente à feira, acontecerá o Eldorado Adventure Congress, que contará com a participação de mais de 20 aventureiros, como o velejador Roberto Pandiani, o alpinista Waldemar Niclevicz e o escalador Eliseu Frechou, entre outros, que contarão suas experiências em viagens e expedições.

O Adventure Park, um dos grandes sucessos de público na Adventure Fair 2002, ganhou mais espaço neste ano e vai oferecer para os visitantes atividades como pista de off road, tanque de mergulho, arvorismo, pista de esqui e snow board e parede de escalada. O visitante poderá acompanhar todas estas atividades a partir do mezzanino da Bienal.

A Adventure Fair 2003 é organizada pela Promotrade, com patrocínio da Fiat, co-patrocínio da Rádio Eldorado e apoio de Guaraná Kuat, ESPN Brasil, revista IstoÉ e Água Crystal.

Mais informações da feira no site www.adventurefair.com.br .


VOLTAR