BUSCA:  
 

 

 

 

       Badalação no Paraná é em Caiobá

Matéria enviada por:  Campismo
Enviado em: 16/02/2004

Os 25 mil metros de praias de Matinhos, a 110 quilômetros de Curitiba, são, provavelmente, os mais agitados do litoral paranaense. Entre seus 32 balneários, porém, nenhum é mais famoso que o de Caiobá. Para lá seguem, todos os anos no verão, hordas de curitibanos a fim de curtir uma temporada no melhor estilo "ver e ser visto". Famílias se misturam aos "baladeiros" e o agito se transfere, por pelo menos três meses, de Curitiba para o litoral.

Com seus 28 graus de temperatura média, Caiobá chega a receber 500 mil turistas nesta época, que se dividem entre as praias Brava e Mansa. Os surfistas, por exemplo, seguem para as rasas e agitadas águas da Brava, onde são realizados os campeonatos de surfe do Estado. A moda deste verão por lá, aliás, é praticar o esporte à noite, quase às cegas. A Praia Mansa, na entrada da baía de Guaratuba, é povoada por gente bem-disposta, que nunca recusa um convite para um futevôlei, por exemplo. O mar calmo convida para a prática de windsurfe e canoagem.

Para facilitar a aproximação, a prefeitura de Matinhos promove extensa agenda de atividades até o fim de fevereiro. A programação vai desde campeonatos de peteca a escolinhas de surfe para os menores. Tudo de graça, à beira-mar.

Na hora de abastecer o corpinho, vale uma parada num dos vários restaurantes de Matinhos (muitos abrem apenas durante os meses de verão). Se o barreado - um tipo de carne desfiada, muito bem acompanhada com farinha de mandioca e banana frita - é o prato típico do Paraná (e, é bom que se diga, uma iguaria que merece horas de deleite), o peixe à caiçara é a cara de Matinhos e, por extensão, de Caiobá. O pescado vem grelhado, acompanhado por legumes, arroz com ervilhas, pirão, batata palha, duas laranjas e fatias de melão e mamão.

Para quem gosta das coisas do mar, é imperdível.


VOLTAR