BUSCA:  
 

 

 

 

       Aventura Senior - Bonito, MS

Matéria enviada por:  Revista Fogo de Conselho
Enviado em: 24/03/2004

A Tropa Sênior do Grupo Escoteiro União Juventus volta a atacar. Depois da inauguração da imponente parede de escaladas, no mês de Julho, desfrutou de uma mega-excursão. Eles foram para Bonito, Mato Grosso do Sul.


Foi mais um sonho acalentado e acreditado por eles. E, como todo sonho acreditado, tornou-se realidade.

Em uma conversa entre os elementos e um "paipo" ( pai-de-apoio ), surgiu a idéia de uma grande excursão com a Tropa e alguns convidados ( irmãos e antigos elementos da Tropa, hoje afastados por motivos escolares ). Restava escolher o local. Tinha que ser um local diferente, cheio de coisas para conhecer e fazer, e ainda tinha que ser bonito. Aí estava: Bonito. E Bonito veio à tona. Pronto! A idéia estava lançada. Só faltava levantar fundos para executá-la, porque, com certeza, o passeio seria caro.

A Tropa Sênior Mista do G. E. União Juventus é composta por membros muito bem adestrados, e com muita fibra. É verdade que é uma Tropa pequena, mas o valor e a união de seus membros faz com que seja grande. Muito grande.

Eles realizaram duas churrascadas para levantar fundos. Muita batata para descascar; muito tomate e cebola para cortar, e muita carne para assar. E os pratos para lavar depois? Isto, sem contar as campanhas efetuadas. Foram campanhas e campanhas para arrecadação de latinhas e de papel. Era muito trabalho. além de receber o material, era necessário separar e armazená-lo adequadamente. Foi criado um "caixotel" na sede. Depois disto, foi preciso carregar as latas e o papel, e lavá-los para os compradores. Atividades cansativas e desgastantes. Tinha dias em que quase desistiam, pois queriam descansar ou simplesmente jogar uma partidinha de futebol ou basquete. Porém, Bonito estava lá, esperando por eles.

Foram muitas manhãs e tardes trabalhadas, atendendo crianças que pagavam uma pequena taxa para utilizar a parede de escaladas. Crianças do clube ou de escolas, que alguns professores levavam para uma atividade diferente.

Tudo contribuía para o aumento da poupança destinada ao passeio. Sim, porque eles abriram uma poupança para tal fim.

No início de Julho, eles estavam com os recursos financeiros disponíveis para realizarem a viagem para Bonito. Embarcaram em 8 de Julho, e retornaram no dia 16. E aproveitaram a Gruta do Lago Azul, Recanto Ecológico do Rio da Prata, Trilha Ecológica na Fazenda Ceita-Corê, incluido um delicioso almoço, Bóia-cross, mergulho de superfície em um aquário natural, "rafting" diurno e noturno, "rappel" no Buraco das Araras, e cavalgadas. Até o Pantanal foi visitado, alem de outros passeios compensadores.

As guia Paula e Andressa, os seniores Giovani, Guilherme e Luiz, juntamente com seus chefes Fábio, Cesar, Silva e Adriana, provaram mais uma vez, que a Tropa "ativa, unida e destemida" jamais será vencida pelo desânimo ou dificuldades que possam advir. As dificuldades são superadas quando o objetivo é um só.

Infelizmente, nem todos puderam usufruir da atividade. Os estudos de alguns, e a vida profissional de outros, impediram a viagem. Porém, o coração e o Espírito Escoteiro seguiram juntos para Bonito com os jovens, os Chefes, e os pais de apoio que puderam ir.

"Nossa preferência será sempre a Tropa Sênior"

Sem dúvida, a composição do Grito da Tropa espelha seus sentimentos, atitudes, e exemplo de Escotismo.

Por Estela Formenton - G. E. União Juventus - 90 / Pr.
Publicado originalmente na revista "Fogo de Conselho" nº 26, ano 9


VOLTAR