Matéria enviada por:
Papo Escoteiro na web
Enviado em: 26/04/2004
O uso correto do uniforme e a elegância na aparência de cada membro do escotismo, individualmente, torna-o um motivo de crédito para o nosso movimento.
Por outro lado, um escoteiro desleixado, mal vestido, pode causar, aos olhos do público, uma péssima impressão sobre todo o movimento.
Valores contidos no uniforme.
O uniforme tem muitos valores, é sinal de pertencer ao movimento mundial que é chamado "Escotismo", é um chamado a essência a simplicidade e a praticidade, não querendo seguir a moda.
Cada vez que caímos na tentação de "deformar o nosso uniforme", nos afastamos do sentido de fraternidade do "Espírito Escoteiro". E a nossa individualidade?
O uniforme é para constar nossas características importantes, não fazendo desaparecer no mundo nossa individualidade.
A individualidade é demonstrada pelas metas realizadas, as habilidades aprendidas, as capacidades demonstradas, as experiências feitas. A individualidade é demonstrada através dos distintivos conquistados. Uniforme "Não é Escoteiro porque se usa uniforme... Se usa uniforme porque é Escoteiro". Com esta importante e transparente frase, quer se dar a entender a todos que o uniforme é a extensão das insígnias que nele se colocam.
O uniforme não é somente um instrumento para uniformizar o escotismo, ele representa os valores contidos no movimento.
A imagem do escotismo e também individual de cada membro é comunicada através do uniforme. Não devemos usá-lo grosseiramente desalinhado das regras.
Se somos verdadeiramente Lobinhos Escoteiros... usemos nosso uniforme corretamente pelo nosso movimento e organização mundial que com tanto orgulho pertencemos.
Fonte: papoescoteiro.na-web
|