BUSCA:  
 

 

 

 

       Um pouco de história de Itu

Matéria enviada por:  Campismo
Enviado em: 26/05/2004

Situada a pouco menos de 100 km de São Paulo, Itu nasceu em 1602 com a chegada de Domingos Fernandes e a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus.

Até 1750 a vila de Itu não passou de um pequeno núcleo. Com o aumento da produção das fazendas, foram erguidos os conventos de São Francisco, do Carmo e as igrejas de São Luiz Bispo de Tolosa, do Bom Jesus, Nossa Senhora da Candelária, do Carmo e a de Santa Rita.

Com o crescimento das lavouras de açúcar e a sua exportação para a Europa, Itu começou a crescer. Por volta de 1850, era a vila mais rica de toda a Província, com uma importante participação na vida política e econômica do País.

Então o açúcar começou a ser substituído pelo café e pela industria têxtil, auxiliados pela construção da estrada de ferro, responsável pelo rápido e grande escoamento de toda produção. Os fazendeiros e industriais ituanos buscaram imigrantes na Europa para substituir a mão-de-obra escrava.

O café foi a base da economia do município até 1935. Sua decadência aconteceu devido a concorrência de outras áreas de plantio e pelo esgotamento das terras.

Em 1950 várias indústrias começaram a se instalar novamente na cidade, ocorrendo uma grande migração rural em busca de trabalho.

E Itu voltava a crescer com a abertura de loteamentos na periferia. Em 1968, com a inauguração da rodovia Castelo Branco, novas indústrias instalaram-se em Itu, às margens das estradas de acesso.

Hoje, o município também é uma das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo.
Roteiro Turistico SP - 24/5/2004


VOLTAR