BUSCA:  
 

 

 

 

       Petrobras imita bichinhos da Parmalat para vender mais gasolina

Matéria enviada por:  Sergio Ripardo - Folha Online
Enviado em: 23/06/2004

A Petrobras escalou bichos de pelúcia de três espécies com risco de extinção (baleia jubarte, tartaruga marinha e peixe-boi) para vender mais gasolina e diesel nos postos da BR Distribuidora em duas capitais (São Paulo e Curitiba).

O motorista precisa abastecer pelo menos 35 litros de gasolina ou 60 litros de diesel para receber o brinde de 25 cm, apelidado de "fofucho". A promoção quer distribuir 100 mil bichinhos, envolve 53 postos nas duas cidades e termina no próximo domingo (27).

Além de divulgar os projetos ambientais patrocinados pela estatal, a campanha deve aumentar o tíquete médio de vendas dos postos, segundo a coordenadora de promoção e merchandising da Petrobras, Claudia Scalco.

"A idéia é mostrar ao público infantil que a Petrobras cuida do meio ambiente marinho, já que também é do mar que ela retira suas riquezas", afirma a executiva.

Nos últimos anos, vazamentos de óleo combustível em áreas como a baía de Guanabara, no Rio, e São Sebastião, litoral norte de SP, mancharam a imagem da empresa. Em julho de 2000, houve um desastre ambiental em dois rios do Paraná causado por um vazamento na Repar (Refinaria Getúlio Vargas).

Além das miniaturas de bichos de pelúcia, o motorista receberá um gibi educativo e exemplares sobre iniciativas de preservação de espécies com risco de extinção, como os projetos Tamar, Baleia Jubarte e Peixe-Boi.

Não é a primeira vez que uma grande empresa distribui esse tipo de brinde. Em 97, a Parmalat criou uma "febre" com os mamíferos de pelúcia. O consumidor precisa juntar 20 códigos de barra de produtos, como leite, e pagar uma quantia de R$ 8.


VOLTAR