BUSCA:  
 

 

 

 

       PR terá maior grupo escoteiro do país

Matéria enviada por:  Globo
Enviado em: 30/11/2004

Empresa banca atividades e cria alternativas para afastar crianças da violência

Encontros acontecem aos sábados pela manhã e envolve os pais dos participantes.

O maior grupo de escoteiros do Brasil será sediado em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, com a participação de mil crianças, todas do próprio município. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Escoteiro Positivo e a empresa BS Colway Pneus.

A idéia nasceu da necessidade de desenvolver atividades lúdicas na cidade. Para o presidente da empresa, Francisco Simeão, o grupo vai estimular o crescimento social. “Temos que tirar essas crianças da possibilidade de se envolverem no tráfico e na violência. Por isso, queremos desenvolver a cidadania e dar uma base de vida”, afirma.

O grupo está sendo formado em função da ampliação dos projetos de cidadania da empresa, que está instalada no município há quatro anos. Os filhos dos 700 funcionários da empresa serão os primeiros a participar do projeto, que deve ser formalizado ainda esta semana. O objetivo, segundo o presidente, é alcançar a marca de mil crianças, tornando-se o maior do país. Metade serão cidadãos da cidade de Piraquara e a outra metade proveniente de uma das maiores favelas da região, no Guaraituba, para promover a inclusão social, dando oportunidade a todos.

De acordo com Simeão, o objetivo deve ser alcançado nos próximos meses. “Teremos essas mil crianças tão logo seja possível consolidarmos o espírito escoteiro”, conta. Atualmente o maior grupo de escoteiros do Brasil é o “Caramuru”, de São Paulo, com aproximadamente 480 integrantes ativos.

Um dos envolvidos na empreitada é o coordenador de implantação de escotismo na cidade e diretor regional de marketing da União dos Escoteiros do Brasil, Roberto Elias Karam. Ele conta que o projeto está em fase de formação de núcleo, que darão origem aos chefes e líderes. “Vamos primeiro fortalecer o grupo, formando pessoas habilidosas”. Até agora, aproximadamente 50 pessoas já estão envolvidas como voluntários.

Início

Cerca de 80 crianças, de 7 a 14 anos, já estão participando de algumas atividades que acontecem aos sábados de manhã em um espaço cedido pela empresa. Para o apoio, estão sendo chamados voluntários da região, de preferência os próprios pais, para trabalharem no grupo. “Além de proporcionar uma atividade, queremos fazer a integração das famílias através do escotismo”, comenta Francisco Simeão.

As crianças que participam do grupo têm lições de civismo, meio ambiente e valores morais e éticos. A empresa fornece o transporte, empresta a sede e todo o material, inclusive os uniformes. Para Karam, é muito importante ter o apoio da iniciativa privada na divulgação da filosofia do movimento. “Queremos que outras empresas sigam o exemplo e ajudem o escotismo, que é uma forma relativamente barata de desenvolver valores sadios nas crianças”, finaliza.

Paula Girardi



Fonte: http://tudoparana.globo.com/gazetadopovo/parana/conteudo.phtml?id=375623


VOLTAR