BUSCA:  
 

 

 

 

       Unicef e Escoteiros brasileiros se unem na luta contra o HIV

Matéria enviada por:  radio.un.org
Enviado em: 14/09/2006

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e a União dos Escoteiros do Brasil anunciaram uma parceria sobre prevenção ao HIV e as doenças sexualmente transmissíveis, DSTs.

A iniciativa foi apresentada durante o 3º Jamboree Internacional, o congresso de escoteiros, encerrado nesta sexta-feira em Brasília.

A porta-voz do fundo no Brasil, Daniela Ligiéro, explicou o propósito da parceria com os escoteiros.

“Eles têm uma rede extensa que atua em todas as grandes cidades do Brasil, mas que também está começando a entrar em áreas rurais. A idéia é que você tem que começar a trabalhar com a prevenção da Aids muito cedo. Então é legal chegar a eles numa idade mais jovem e depois trabalhar com os adolescentes durante todo o período da adolescência. Os escoteiros como eles são jovens de mais ou menos entre 10 e 18 anos, o que realmente possibilita a trabalhar com um grupo bem amplo”, disse Ligiéro.

Centenas de adolescentes participaram das oficinas Conversando sobre DST e HIV/Aids. Segundo o coordenador do congresso, o também escoteiro Alessandro Garcia, as famílias apóiam o projeto de educação sexual.

“As famílias ficam encantadas sobre a maneira como o assunto é abordado, diferentemente do que ocorre com o processo de educação formal. Aliás a Unesco reconhece o movimento escoteiro como uma organização de educação informal. Nós nos diferenciamos do processo de educação formal porque trabalhamos com atividades que são extremamente interessantes e atraentes para os jovens. Mas todas têm um fundo educacional. Então nós trabalhamos essa questão da sexualidade de uma maneira bastante aberta, a educação informal favorece uma interação muito forte com as famílias”, afirmou Garcia.

Segundo Garcia, a União dos Escoteiros do Brasil tem 60 mil pessoas de um total de 29 milhões de escoteiros em todo o mundo. Os escoteiros brasileiros também estão participando de projetos de combate à pobreza num gesto de apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Fonte: Rádio das Nações Unidas - radio.un.org


VOLTAR