BUSCA:  
 

 

 

 

       História do 12 BA - GE Duque de Caxias

Matéria enviada por:  Sandro Borges
Enviado em: 20/10/2008

Um dos mais tradicionais grupos de Salvador, o Grupo Escoteiro Duque de Caxias foi fundado no dia 21 de setembro de 1975.
Neste dia fizeram promessa 08 escoteiros, a chefia e a comissão executiva..... A iniciativa de fundar o grupo foi do padre italiano Luis Belopede. A cerimônia de fundação foi dentro da Igreja Cosme Damião próximo do altar após a missa e foi comandada por chefe Waldemar Henriques Silva pai de Bel do chiclete.
O Chefe do grupo ficou sendo Cesar Costa Coelho e os chefes da tropa Escoteira Anselmo e Adroaldo irmãos gêmeos a primeira patrulha formada no grupo foi a Leão e o grito criado a 31 anos e o mesmo que a patrulha canta hoje. A primeira atividade extra-sede foi no Forte de São Marcelo .A sede era nos fundos da Igreja Cosme Damião onde o grupo ficou por mais de um ano, depois a sede foi transferida para o Colégio Pirajá de Silva na Lapinha e em 1978 foi transferido para o 19BC. O contato com o Quartel foi iniciativa de alguns escoteiros que procuravam esta instituição para conseguirem barracas, cantil, marmitas material que o quartel já não queria isso era feito porque o grupo não tinha condições de adquirir novos, numa dessas visitas os escoteiros conversaram com o comandante Coronel Fernando Pedrosa que convidou o grupo para mudar para o cabula. A sede era um pequeno quarto no mesmo lugar onde hoje e a sede. A construção foi iniciada sobe o comando do Chefe Bartolomeu Soares e terminada pela chefe Elina Mucugê. Chefe Portela e Chefe Bira fazem parte do grupo desde 1975. Bira substituiu os irmão gêmeos como chefe da tropa I e a tropa II foi assumida por chefe Edvaldo Celestino que no dia da fundação fez promessa como membro da comissão executiva.As mães sempre foram força motriz do grupo, pois o Duque nestes 31 anos contou muito com a ajuda delas. Atualmente o GEDC conta com uma alcatéia, sob Controle da Akelá Adélia e Vagner com as matilhas: Preta, Branca, Amarela e MarromA tropa escoteira mista encontra-se sob a Chefia conjunta de Sandro Borges e Lorena Soares, conta com as patrulhas: Leão, Castor, Alpaca, Guepardo.A tropa sênior tem o comando do chefe Luciano, é composta pelas patrulhas: Estrela Dalva e Saara.


VOLTAR