Matéria enviada por:
pindavale.com.br
Enviado em: 25/04/2009
Liberdade, contato com a natureza, responsabilidade, atividades educacionais, culturais, brincadeiras e desafios... Palavras e atitudes que fazem parte da vida dos escoteiros.
Grupo de Escoteiros Itapeva de Pindamonhangaba, há cerca de trinta anos repassando ensinamentos sobre o respeito a Deus, à natureza e ao próximo Milhares de crianças e jovens, em todo o mundo vivenciam com afinco as normas do Manual do Escotismo.
Normas que para eles, passam a ser lei, ideologia, modo de vida: correr pelos campos, olhar a natureza com respeito, ouvir o canto dos pássaros, admirar o céu, a água, o sol... Montar sua barraca e preparar sua própria comida, enfim, participar, colaborar e ser útil a Deus, a pátria e ao próximo, este é o lema principal do Movimento Escoteiro.
-Eu sempre digo para meu grupo de escoteiros: Não somos melhores e nem piores do que ninguém, somos apenas diferentes e devemos fazer a diferença, ter alma limpa, consciência e atitudes corretas, sempre buscando respeitar a Deus, a pátria e o próximo, destaca a chefe de tropa do Grupo de Escoteiros Itapeva, de Pindamonhangaba, Neide Matos Toledo.
Os escoteiros participam de trilhas ecológicas e projetos de educação ambiental O Grupo de Escoteiros Itapeva tem 28 anos e realiza projetos sociais e ecológicos. Aliás, atividades de educação ambiental já eram desenvolvidas pelos escoteiros do mundo todo, antes que qualquer ONG- Organizações Não Governamental ou movimentos ambientalistas iniciassem suas ações.
Os temas ambientais são repassados ao escoteiros por meio palestras, exposições, teorias e práticas: -Considero estes ensinamentos essenciais, o Movimento Escoteiro é de suma importância, tanto para as crianças, para os jovens e adultos, quanto para o país, ressaltou.
Desenvolvimento As crianças iniciam suas participações no movimento a partir dos sete anos de idade, fase chamada de Lobinhos ou Lobinhas, a partir daí, eles recebem todo o treinamento e instruções necessárias para cada fase.
Dos sete aos nove anos e meio, as crianças fazem parte da seção Alcateia, que são os Lobinhos e Lobinhas; dos dez aos quatorze anos e meio, são Escoteiros; dos quinze aos 17 anos, são Guias ou Sênior; dos dezessete aos vinte e um, são Pioneiros e a partir daí, são chefes... Sempre respeitando as passagens e formações, explica Neide.
Neide salienta que o movimento traz diversos projetos culturais e educativos, além da formação da cidadania.
-Sei que muitas pessoas pensam que ser escoteiro é colocar a mochila nas costas e sair caminhando... Ser escoteiro não é isso, e sim, ter princípios, amigos, fazer o bem. No movimento prezamos a formação de caráter, a espiritualidade, o respeito, as atividades educativas e claro, a preservação da natureza, como nos ensinou o fundador do escotismo Baden-Powel, esclarece Neide.
Homenagem A Câmara de Pindamonhangaba fez uma homenagem ao Grupo de Escoteiros Itapeva, na noite desta quarta-feira (22), pelo segundo ano consecutivo.
Na ocasião recebeu o certificado de honra ao mérito: Sofia Rut Lema, da Fazenda Santa Helena, atual sede do grupo de escoteiros e o diretor de meio ambiente do Grupo Itapeva, João Agostinho.
-Ficamos muito felizes com a homenagem... Desenvolvemos trabalhos de escotismo há mais de trinta anos e é muito bom quando somos reconhecidos. Cuidamos da natureza como um todo: animais, plantas, água, enfim, fazemos o possível para preservarmos o planeta, declarou Agostinho, que aproveitou a oportunidade para convidar a população para uma tarde diferente, no próximo domingo (26).
-Vamos realizar uma Tarde do Yakissoba, no próximo domingo, das 13 às 15 horas, em nossa sede. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as despesas do grupo e para as atividades que realizamos com instituições de idoso, finalizou.
Sobre o Escotismo
O escotismo, ou escoteirismo, foi fundado pelo general britânico Lord Robert Baden-Powell (1857-1941), que escreveu e ilustrou o Primeiro Manual do Escoteiro, em 1908. É uma organização mundial de educação extra-escolar para crianças e jovens, que busca disseminar o espírito comunitário, valorizar a ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.
O Primeiro escoteiro do Brasil foi Aurélio de Azevedo Marques. O Escoteirismo foi instituído no Estado do Maranhão apenas dez anos depois de surgir na Inglaterra, graças à liderança de Professor Dr. Antônio Lopes da Cunha.
Através da recreação, o escotismo alcança a sua principal finalidade: ajudar os jovens a se desenvolver física, intelectual, social e espiritualmente. Fonte de pesquisa: www.ueb-df.org.br e www.18tao.org.br.
A sede do Grupo de Escoteiros Itapeva fica na Estrada do Maçaim, s/n, bairro Beira Rio, (Depois da ponte do rio Paraíba, primeira rua à direita). Horário de funcionamento para visitantes ou interessados em participar do grupo: Todos os sábados, das das 15 às 17 horas.
|