Matéria enviada por:
pindavale.com.br
Enviado em: 25/04/2009
Flor-de-Liz, símbolo dos escoteiros em todo o mundo e Baden Powell, fundador do escotismo.
Eles já falavam de ecologia e proteção às matas e aos animais, muito antes que todo mundo. Os escoteiros tem dentro de suas atribuições, o cuidado com tudo aquilo que represente a convivência entre humanos e natureza, além de preservar valores éticos e morais que moldam em cada indivíduo a cidadania e o espírito de companheirismo.
O escotismo teve início em agosto de 1907 quando o general inglês Robert Baden-Pawell reuniu um grupo na Ilha de Brownsea, que fica na costa da Inglaterra, no Canal da Mancha. Eram 21 jovens, uma criança e alguns de seus auxiliares que fizeram parte então do primeiro acampamento para jovens.
Baden Powell tinha 50 anos e havia servido o exército inglês por mais de 30 anos. Seu propósito era desenvolver métodos de educação à crianças e jovens ao ar livre, em contato com a natureza. Em carta para os pais, se propôs a realizar um acampamento para meninos selecionados, para que aprendessem escotismo durante uma semana nas férias de agosto daquele ano.
Com o sucesso do primeiro acampamento, Baden Powell também percebeu que o aprendizado ao ar livre fascinava jovens de todas as classes sociais. Assim, em pouco tempo, o Escotismo tomava conta da Inglaterra e da Europa.
Escotismo no Novo Mundo
Na América, em 1908, o Chile foi o primeiro país a ter um grupo escoteiro. No Brasil, o escotismo chegou em 1910, no mesmo ano em que B.P. (Baden Powell é chamado assim pelos escoteiros), deixava o exército para se dedicar mais aos jovens.
Mundialmente conhecida como símbolo dos escoteiros, a Flor- de-Lis representa a direção para cima, para o alto, significando o cumprimento do dever. Ao mesmo tempo representa as mesmas três regras fundamentais do jovem escoteiro que o sinal dos três dedos: "Sempre Alerta": 1 – Para cumprir meu dever para com Deus e a minha pátria, 2 – Para ajudar o próximo em todas as ocasiões 3 – Para obedecer a lei do escoteiro.
|