Matéria enviada por:
bemparaná
Enviado em: 25/04/2009
Os escoteiros em todo o mundo estão em festa. Hoje, 23 de abril comemora-se o Dia do Escoteiro. Criado pelo inglês Baden-Powell em 1907, o Movimento Escoteiro tem como principal desafio se adaptar à sociedade moderna — sem perder os seus valores essenciais. Estima-se que existam hoje no mundo cerca de 28 milhões de escoteiros, formando a maior ONG do planeta.
O escotismo chegou ao Brasil em 1910, através de oficiais da Marinha que voltavam da Inglaterra e em 1913, onde tornou-se o maior movimento de jovens e a maior organização não- governamental do mundo. No Brasil, somam 70 mil jovens, divididos em 1,2 mil grupos. Os dados são da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), sediada em Curitiba. O Paraná é o terceiro maior celeiro do movimento no País, com quase 6.200. No Brasil, desde 1910, mais de três milhões de jovens e adultos já participaram do programa educacional do escotismo. “O Movimento Escoteiro é para o jovem que quer desafios, aventura e amizades, aprender fazendo, mas com a participação e o compromisso de construir um mundo melhor e na busca do seu auto desenvolvimento”, define Marcelo Oliveira, diretor de Marketing da UEB-PR. Ao contrário do que muitos pensam, o escotismo não faz restrição de idade, sexo ou classe social. Qualquer um pode participar.
Quem quiser mais informações sobre o Movimento Escoteiro ou quiser entrar em um grupo, pode procurar a União dos Escoteiros do Brasil (Rua Ermelino de Leão, 492) através do site (www.escoteiros.org.br/pr) ou pelo telefone (41) 3323-1031.
|