BUSCA:  
 

 

 

 

       Paraná ganha quatro novos parques

Matéria enviada por:  Romulo dos Santos
Enviado em: 24/06/2002

O governador Jaime Lerner assinou na quarta-feira (05) decretos que criam quatro parques estaduais e ampliam as áreas de duas unidades de conservação. A solenidade marcou as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Os parques criados pelo governador são o Pico do Paraná, Ilha do Mel, Professor José Wachowicz e Serra da Baitaca (Anhangava). “Com os novos parques estamos garantindo a preservação de mais 7,8 mil hectares de ecossistemas das florestas Atlântica e de Araucária”, disse o governador.

Ampliação - O governo ampliou em mais 681 hectares a área do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, que passa por um minucioso trabalho de revitalização do patrimônio ambiental, geológico e turístico. Vila Velha passa a contar com 3,8 mil hectares. O Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, ganhou mais 129 hectares. O parque, que abriga importante complexo de cavernas, passa a ter 337 hectares.

Parque Estadual Pico Paraná - Descoberto pelo geólogo Reinhardt Maack e escalado por Alfredo Mysing e Rodolf Stamm em 13 de junho de 1941, o Pico Paraná é a montanha mais alta do Sul do país, com 1.922 metros. Está localizado na Serra Ibitiraquire, que em Tupi-Guarani significa Serra Verde. Com 4,3 mil hectares, o Parque Pico Paraná faz parte do conjunto de montanhas que compõe a Serra do Mar, dividindo o Primeiro Planalto paranaense e a planície costeira. A Serra do Mar foi declarada em 1991 Reserva da Biosfera, pela Unesco.

Parque Estadual Serra da Baitaca - Da Serra da Baitaca faz parte o morro do Anhangava, considerado o mais importante “Campo Escola" do montanhismo paranaense e um dos mais importantes do Brasil. Distante 25 quilômetros de Curitiba, o seu cume está a uma altitude de 1.420 metros.

Trata-se da primeira grande elevação da Serra do Mar no lado Oeste. Na área do parque, entre os municípios de Quatro Barras e Piraquara, ficam as nascentes do Rio Iguaçu, que percorre todo o Estado até formar as cataratas. Também ficam naquela área grande parte dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Curitiba e uma porção do caminho histórico do Itupava.

Parque Estadual Ilha do Mel - Composta por Floresta Atlântica, 338 hectares da porção sul da Ilha do Mel, se transforma em Parque Estadual. Esta Unidade tem como objetivos proteger espécies ameaçadas de extinção, mananciais de abastecimento, sítios históricos, geológicos e arqueológicos.

O novo parque abriga ainda um dos principais atrativos da ilha, a Gruta das Encantadas, que junto com belíssimas praias e costões rochosos apresenta grande beleza paisagística. Este parque soma-se à Estação Ecológica, possibilitando maior preservação e integração dos ecossistemas existentes. Juntas, essas unidades preservam 95% da Ilha do Mel.

Parque Estadual Professor José Wachowicz - Com área de 119 hectares, no município de Araucária, a nova Unidade de Conservação abriga o mais importante remanescente original da Floresta de Araucária da Região Metropolitana de Curitiba. Alguns exemplares de araucária contam com altura superior a 25 metros e diâmetro superior a 40 centímetros.

Outra característica que eleva o mérito do parque é sua localização, próxima ao rio Iguaçu, oferecendo assim garantias de conservação a outro importante tipo de vegetação - as várzeas do rio. O nome do parque é uma homenagem ao professor José Wachowicz, que durante toda a sua vida conservou esse núcleo de pinheiros, uma herança deixada pelo pai.


VOLTAR