Matéria enviada por:
Romulo dos Santos
Enviado em: 24/06/2002
A campanha de recolhimento de baterias usadas de celular "Recarregue o Planeta", desenvolvida pela SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e pela TIM Sul, foi a vencedora da categoria Solo no prêmio Super Ecologia 2002, promovido pela Revista Superinteressante, da Editora Abril.
A campanha está entre as 20 melhores iniciativas ambientais do país, selecionadas por um júri composto por jornalistas e ambientalistas como Fábio Feldmann, Fernando Gabeira, Paulo Nogueira Neto, Peter Crawshaw, Gustavo Fonseca, João Paulo Capobianco e Denis Russo Burgierman.
A entrega do prêmio aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 27 de maio, às 19 horas, em São Paulo, onde estiveram presentes Clóvis Borges, diretor executivo da SPVS e Carolina Soares Paiva, coordenadora da campanha. Todos os trabalhos vencedores serão tema de reportagens especiais na edição de junho da Revista Superinteressante.
Ao todo, foram quase 500 trabalhos inscritos no Prêmio, entre órgãos públicos, empresas e organizações não-governamentais de todo o Brasil. Destes, 50 trabalhos foram selecionados como finalistas nas seguintes categorias: Água, Ar, Fauna, Flora, Sol e Comunidades. Em cada categoria foram analisados projetos de entidades governamentais, empresas e ONGs.
Logística e objetivos
A campanha "Recarregue o Planeta" foi lançada em setembro de 1999, e envolve toda a área de atuação da operadora (Paraná, Santa Catarina e Pelotas, no RS). Na prática, a coleta é realizada nos 947 pontos de venda da operadora. A parceria é renovada todos os anos desde que a campanha foi criada.
"A entidade ambientalista encaminha aos revendedores uma cartilha, embalagens para acondicionamento de baterias, urnas para coleta, filipetas e cartazes. Além do envio, somos responsáveis pela separação do material e devolução das baterias aos respectivos fabricantes. A separação acontece duas vezes por ano, e contamos com a ajuda de cerca de 10 voluntários durante dois dias", explica Carolina.
Os lojistas também contam com uma linha direta com a SPVS, através da qual podem esclarecer suas dúvidas (41- 244-6000). A campanha também tem o apoio logístico da REMAC Transportes S. A, que faz o transporte e a armazena provisoriamente o material até que ele seja separado e encaminhado para o destino final.
Maurício Roorda, diretor de marketing da TIM, afirma que o projeto não tem como objetivo único o recolhimento de baterias. "A TIM espera que a iniciativa sirva para sensibilizar a comunidade, em especial os nossos clientes, para as questões ambientais", diz Roorda. Além disso, o executivo destaca que o projeto é vencedor por ser possível de ser copiado e ampliado em qualquer situação.
"Espero que outras entidades sigam este modelo para recolher não apenas o lixo tóxico de baterias de celular mas também de outros equipamentos, de pilhas e objetos afins", comenta Roorda. Ele afirma que a TIM continuará apoiando esta iniciativa, dado os excelentes resultados alcançados.
Desde o seu início até janeiro desse ano, já foram recolhidas 50.222 baterias. Considerando-se que cada bateria pesa em média 160 gramas, quase 5,5 toneladas de metais pesados e tóxicos deixaram de poluir o meio ambiente, já que as baterias são devolvidas aos seus respectivos fabricantes.
A campanha foi criada para sensibilizar revendedores e a comunidade em geral sobre a importância da destinação correta das baterias usadas de telefones celulares, uma vez que elas podem causar danos à saúde humana, e ao meio ambiente, se forem jogadas no lixo comum.
|