BUSCA:  
 

 

 

 

       Pesca artesanal incentivada em Ubatuba, SP

Matéria enviada por:  Emiliano Braga
Enviado em: 06/08/2002

A SAAB - Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba, no litoral de São Paulo, está desenvolvendo o projeto de implantação de recifes artificiais nas comunidades do Camburi, na região norte do município, divisa com o Estado do Rio de Janeiro, e nas comunidades do Bonete e da Caçandoca, região Sul.

O projeto tem como objetivo melhorar a produtividade da pesca artesanal e a proteção das vidas naturais. Esta tecnologia é utilizada com êxito nos países da Europa e da Ásia.

Segundo o secretário da SAAB, Antonio Marchiori, este tipo de projeto foi implantado há cerca de quatro anos no município de Bertioga, Litoral Sul Paulista, com resultados extremamente positivos. A comunidade do Camburi já conta com 20 estruturas de concreto há mais de dois anos. "Agora, haverá uma avaliação da equipe técnica da secretaria, dos órgãos ambientais e da própria comunidade para saber dos resultados reais e a possibilidade de ampliação", afirma Marchiori.

Após a avaliação, serão implantados mais 100 módulos na praia do Camburi. Esses módulos são de concreto, com dimensão de um metro quadrado, vazados e empilhados em três módulos, que transformam-se em verdadeiros criadouros de peixes, crustáceos, moluscos, entre outras espécies marinhas. Com isso, preserva-se e garante a pesca artesanal. Nas praias do Bonete e da Caçandoca, o projeto será totalmente piloto, por solicitação das comunidades.


VOLTAR